As três melhores finais de Libertadores do Século

A Libertadores é o principal torneio de futebol das Américas, o sonho de consumo de todos os times do continente. Com a rivalidade e qualidade típicas do futebol sul-americano, suas finais são sempre emocionantes. Relembre alguns desses momentos conferindo as três melhores finais de Libertadores do século XXI.

  1. 2013: OLIMPIA x ATLÉTICO MINEIRO

Depois de vencer o jogo de ida por 2×0, os paraguaios chegavam ao Brasil com uma boa vantagem. Mas o Galo estava invicto em casa na Libertadores, e mais uma vez fez valer o mando de campo. O primeiro tempo terminou 0x0, mas a emoção estava reservada para a segunda etapa. Jô abriu o placar e Leonardo Silva ampliou aos 40 do segundo tempo, levando o jogo para a prorrogação. Nos pênaltis, o Atlético venceu por 4×3 e conquistou o título inédito da Libertadores em mais um jogo dramático de sua inesquecível campanha.

  1. 2008: LDU x FLUMINENSE

Na primeira vez de ambos os times em uma final de Libertadores, eles protagonizaram dois jogos de muita emoção e vários gols. Os equatorianos venceram o jogo de ida por 4×2, e na volta ainda abriram o placar. Mas o tricolor estava disposto a brigar até o final, e Thiago Neves marcou três gols, virando jogo e deixando o acumulado empatado em 5×5. Parecia que o Maracanã lotado testemunharia o inédito título do Fluminense, mas o tricolor fracassou nos pênaltis e a LDU venceu a disputa por 3×1.

  1. 2018: RIVER PLATE x BOCA JUNIORS

A final do século! Só o fato de ser um dos maiores clássicos do mundo já parecia o suficiente, mas não faltou emoção para a final da Libertadores de 2018. O primeiro jogo, no La Bombonera, foi adiado para o dia seguinte por conta das fortes chuvas na região e terminou empatado em 2×2. Na volta, uma confusão entre torcedores nos arredores do Estádio Monumental provocou outro adiamento, e a decisão acabou acontecendo no Santiago Bernabéu, em Madrid, um fato inédito no principal torneio das Américas. Em campo, após mais um empate no tempo normal, o River venceu por 3×1 na prorrogação e conquistou o título na “final del mundo”.