Em 2015, o governo brasileiro reduziu o imposto de importação de 35% a alíquota máxima de 7% para os carros elétricos e híbridos. Vários estados, entre os quais figuram Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo, reduziram a alíquota do BRASIL, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, para esses veículos, e a prefeitura de São Paulo isenta de submeter-se à restrição de circulação de horário para os carros movidos a energia elétrica. Desde então, o quanto pagar de IPVA na Bahia ficou mais barato do que lugares com menores quantidades de estadas e carros, como o Espírito Santo, por exemplo.
Mas o fato é que às vezes os descontos nas parcelas e da própria indústria podem ser ineficientes se o comprador não avaliar bem as alternativas e, é claro, levar em consideração as taxas do departamento estadual de trânsito que geralmente ficam fora do valor do financiamento – como o emplacamento (em média R$ 900,00) e a troca de documentação no cartório.
Os incentivos em IPVA para comprar 0 km valem a pena?
Especialistas questionam a eficácia de conceder incentivos a uma indústria que sempre contou com a ajuda do governo. Um estudo do Instituto Econômico de Montreal (MEI), do Canadá, revelou que o estímulo para os veículos eléctricos não é sempre eficiente. Naquele país, o governo da província de Ontário oferece ao consumidor até um máximo de 14 mil dólares canadenses (34.900 reais) para a compra de um veículo híbrido ou elétrico, enquanto que na província de Quebec, esse valor chega a 8 mil dólares canadenses (20 mil reais).
O pesquisador Germain Belzile, do MEI, e o consultor independente Mark Milke fizeram seus cálculos e concluíram que o incentivo em Ontário custa 523 dólares canadenses (1.320 reais) por tonelada de CO2 não emitido –o equivalente ao total de gás de efeito estufa (GEE)–, enquanto que em Quebec esse valor cai para 288 dólares canadenses (730 reais). Para chegar a esses números, eles consideraram que os modelos elétricos emitem 30 toneladas de CO2 a menos que os veículos a combustível fóssil, em um período de uma década.
A guerra pelo desenvolvimento dos carros elétricos
Como o preço no mercado de crédito de carbono para cada tonelada de GASES de efeito estufa excluída é de 18 dólares canadenses, ao subsidiar a compra do carro elétrico, os governos de Ontário e de Quebec gastam, respectivamente, até 29 vezes e 16 vezes mais. No mercado de carbono, as empresas e os países negociam certificados que equivalem a cada tonelada de GASES de efeito estufa não emitida ou retirada da atmosfera.